User Profile

None

thiago@velhaestante.com.br

Joined 2 years, 6 months ago

Ficção científica e literatura clássica!

This link opens in a pop-up window

thiago@velhaestante.com.br's books

View all books

User Activity

Tregua (Paperback, 2007, Alfaguara) 5 stars

Review of 'Tregua' on 'Goodreads'

5 stars

Martín Santomé está quase completando 50 anos. É viúvo de Isabel, tem 3 filhos adolescentes, não tem uma relação assim maravilhosa com eles e os dias dele são repetitivos e "cinzentos". Ele resolve manter um diário no qual conta os dias para a sua tão sonhada aposentadoria - mas a questão central é que ele não faz ideia do que fazer com o ócio quando finalmente chegar o último dia derradeiro de trabalho. Aí vem o golpe do tempo, aí vem a vida pregando a peça: ele conhece Avellaneda, uma moça que trabalha no seu escritório. E então... pois é, ele volta a conhecer o amor, parece que o coração dele veste uma roupa mais jovem. Como se ele, no alto dos seus quarenta e nove anos, comprasse roupas de adolescente e as vestisse no dia a dia. Mas até quando isso vai durar?

Eu diria que A Trégua é …

O Jogador. Das Memorias de Um Jovem (Paperback, Penguin) 5 stars

Review of 'O Jogador. Das Memorias de Um Jovem' on 'Goodreads'

5 stars

Foi o meu primeiro do Dostoievsky e fiquei surpreso com a narrativa bem fluida. O tradutor é bem experiente em literatura russa, então isso ajudou bastante. A história é magnífica, por vezes engraçada -- nos vemos em alguns personagens, desejando sucesso de alguns e fracasso de outros a medida que a leitura avança. Interessante a reflexão que fica sobre o vício dos jogos de azar e outros também que possam interferir diretamente em nossas vidas, em todas as esferas possíveis. Certamente, a "Vovó" vai ficar na memória como melhor personagem que já li. 😂

A hora da estrela. (Portuguese language, 1998, Rocco) 5 stars

Review of 'A hora da estrela.' on 'Goodreads'

5 stars

Não tem como não dar cinco estrelas. Sempre ouvi falar de A Hora da Estrela, mas ainda não tinha parado para ler. Numa análise breve e pessoal, Rodrigo S. M. é a própria Lispector encarnada num personagem masculino e escritor, que "cria" e conta a história de Macabéa -- por vezes misturando seus sentimentos com os dela. Apesar de curto, é um texto lindo. Destaque para o momento epifânico da história como só Clarice sabe fazer.

Todos Nos Adoravamos Caubois (Paperback, 2013, Companhia das Letras) 5 stars

Review of 'Todos Nos Adoravamos Caubois' on 'Goodreads'

5 stars

Narrativa bonita de se ler. Parece que estamos ouvindo alguém conversando com a gente, contando uma história. Alguma vezes senti raiva da Cora, depois ficava 'p' da vida com a Julia. A história das duas se confunde com muitas das nossas histórias de vida, das situações que passamos, das paixões que vivemos, das decisões que tomamos e das consequências delas. Enfim, certamente recomendarei o livro. :)