Reviews and Comments

Miguel Medeiros

Miguel@velhaestante.com.br

Joined 8 months, 2 weeks ago

This link opens in a pop-up window

Introdução à sociologia (Portuguese language, 2008, Editora Unesp) No rating

Último curso ministrado por Theodor W. Adorno, estas lições de Introdução à Sociologia são o …

Uma "pós-introdução"

No rating

Apesar do título, essa não é exatamente um "introdução" à sociologia. Não terá explanações sobre pensadores clássicos como Marx, Durkheim e Weber, nem conceitos elementares como indivíduo e sociedade. Para isso, Adorno propõe seu outro livro, em conjunto com Horkheimer "Temas Básicos de Sociologia". Aqui, Adorno se concentra no desenvolvimento de um pensamento crítico em relação à sociologia e seus métodos. Adorno passa por temas como a matematização da sociologia, a divisão da sociologia e seus métodos, o papel da ideologia e a suposta neutralidade e a tecnocracia.

Este livro são transcrições de suas aulas, Adorno transita do casual ao complexo e o livro não omite certas "enrolações" como suas introduções, falas com a plateia e problemas técnicos. Por outro lado o livro conta com boas notas de rodapé com todas as referencias de Adorno, coisa que seus alunos não deveria ter ao vivo.

Se você tem alguma formação básica …

Vidas Secas (Hardcover, Portuguese language, 2024, Antofágica) No rating

Quanta dor cabe nos olhos?

Fabiano, cabra mais bicho que gente, percorre o sertão nordestino …

Sozinho num mundo coberto de penas

No rating

Sob o sol escaldante do sertão, acompanhamos uma fatia da vida de Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a fiel cachorra Baleia. Em meio à estiagem encontramos a família em estirão. Não conhecemos seus passados, abandonaram tudo, inclusive as memórias, restam apenas as roupas que vestem, a espingarda de pederneira de Fabiano e o baú de folha na cabeça de Vitória. A família representa a massa marginalizada, despojada de sua história e condenada a uma existência precária e sem perspectivas.

Eles se assentam em uma velha fazenda abandonada e logo são arrendados pelos donos que sem demora começam a explorá-los. A partir daí vemos a vida recomeçar, seus hábitos quase animalescos em contraste nas visitas à cidade, seus humildes sonhos, sacrifícios e dia a dia. Até tudo terminar em um eterno retorno

O saber dos antigos (Portuguese language, 2014, Edições Loyola) No rating

Uma boa ideia nas mãos erradas

No rating

Com base nas interpretações heideggerianas do niilismo nietzschiano Giovanni Reale indica os dez males contemporâneos, propondo uma terapia baseada no pensamento antigo.

Apesar de apontamentos relevantes, sinto um certo descolamento da realidade por parte de Reale alimentado por um antimarxismo que o impede de enxergar certas raízes para os verdadeiros males contemporâneos. Isso se mostra de forma muito visível em sua crítica ao produtivismo, o autor aponta a nossa “necessidade de fazer” e uma corrida desenfreada por desenvolvimento como fim em si próprio e não consegue associar esse fenômeno ao modo de produção expansionista do capitalismo. Reale sugere a vida contemplativa como alternativa, está sendo o objetivo supremo de todo homem e não percebe que não há alternativa para o homem médio a não ser produzir

No próximo capítulo Reale salienta a problemática da felicidade como o bem-estar material onde a “abundância dos bens materiais, em vez de preencher o …

O feminismo é para todo mundo (Portuguese language, 2023, Rosa dos tempos) No rating

O feminismo de bell hooks é para todo mundo. O feminismo de bell hooks é …

O que é o feminismo?

No rating

Nossa compreensão do feminismo vem por meio da ótica de seus próprios opressores. Assimilamos as percepções de um movimento de emancipação por meio da narrativa naturalmente antagônicas. A mensagem é moldada pela estrutura, absorvemos uma visão distorcida que muitas vezes subestima ou deturpa os princípios fundamentais. Julgar o feminismo através de nossa mídia equivale a decifrar o trabalhador pela ótica do patrão, a interpretar o escravo através das palavras de seu senhor. Quem nega o feminismo muita das vezes nega uma paródia, "elas não rejeitaram a mensagem; elas não conhecem a mensagem". - O que é então o feminismo por uma feminista? Para bell hooks o "feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão [...] e todas as ações sexistas são problemas, independente de quem os perpetua ser mulher ou homem, criança ou adulto. (p.17)"